Página inicial > Últimas Notícias > Simulação da Revisão Periódica Universal na UFPA

Simulação da Revisão Periódica Universal na UFPA

No último dia 22 de setembro de 2022, foi realizada na Universidade Federal do Pará, Simulação da Revisão Periódica Universal (RPU), que é um mecanismo criado pela Resolução 60/251 da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

• Publicado: Quarta, 28 Setembro 2022 19:08
  • Última Atualização: Quarta, 28 Setembro 2022 19:11

A Simulação é parte de um projeto denominado “Multiplicadores da Revisão Periódica Universal” que foi idealizado pela organização Conectas Direitos Humanos, com a finalidade de promover em instituições de ensino superior da região Norte do Brasil, o conhecimento deste mecanismo de avaliação e promoção dos direitos humanos em âmbito brasileiro.

As estudantes Adriely Lima, Amanda Reis e Giovana Camelo foram selecionadas pela Conectas para reproduzir o modelo de simulação na UFPA, sob a orientação dos Professores Doutores Breno Baía e Cristina Terezo, contando também com o apoio do Instituto de Ciências Jurídicas e da Clínica de Direitos Humanos da Amazônia.

Participaram da simulação discentes da graduação e pós-graduação da UFPA que, divididos em dupla, representaram diversos países, dentre eles, o Brasil que foi o país revisado na simulação, assim como a sociedade civil por meio da Conectas.

Foi disponibilizado aos alunos o atual relatório do Estado brasileiro, vídeos e outros documentos e, a partir desses arquivos, os discentes construíram argumentos sobre o panorama atual dos Direitos Humanos no Brasil apresentando recomendações ao país. Ao final da atividade, os alunos compartilharam o que aprenderam, as dificuldades e como a simulação possibilitou o conhecimento e/ou uma melhor compreensão do Sistema Global de Proteção e do Direito Internacional dos Direitos Humanos.

registrado em: